Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Secretário promete caça a sonegador e mudança no IPTU

Publicado por A TARDE On Line
há 11 anos

Ele é temido entre os empresários sonegadores de tributos e já chegou a dizer que deveriam ser "pregados na cruz". Com vasta experiência da área da administração pública, o secretário de Finanças da prefeitura de Salvador, Mauro Ricardo Costa Machado, ex-secretário da Fazenda da prefeitura e do estado de São Paulo, em um mês à frente da pasta da Fazenda em Salvador já mostrou serviço.

Anunciou o contingenciamento de R$ 512 milhões dos cofres públicos, está elaborando projeto-de-lei que revê valores de tributos municipais e deu início a auditoria que promete apurar supostas irregularidades na desapropriação de terrenos durante o governo de do ex-prefeito João Henrique (PP).

Na entrevista que concedeu com exclusividade para o jornal A TARDE, diz que irá atrás de sonegadores e empresários que pagam ISS em outros municípios mas atuam em Salvador e que elevará o IPTU de imóveis mais caros.

O senhor foi sondado por alguns prefeitos eleitos de capitais brasileiras para integrar seus quadros de primeiro escalão, como foi o caso de Artur Virgílio, de Manaus. Por que escolheu Salvador?

De todos os convites, achei esse o mais desafiador, pelo projeto político e pelo desafio profissional em razão da situação em que se encontrava a cidade. Eu gosto de desafios. O panorama quando aconteceu o convite era o de que iríamos encontrar uma prefeitura numa situação financeira e administrativa muito ruim, sem disponibilidade financeira. Desordem administrativa grande em muitas áreas como lixo, mobilidade urbana, infraestrutura. O desafio era enorme. Quanto maior o desafio, maior o meu interesse.

O senhor foi secretário da prefeitura de São Paulo, cidade que tem uma arrecadação grande. Aqui é diferente. Salvador não tem mesmo alto potencial de arrecadação, como outras administrações alegavam, ou é falta de rigor?

Acho que é questão de administração no que se refere à receita tributária. Mas existem várias oportunidades de se alavancar recursos, como com parcerias público-privadas, fundo perdido. Falo de alavancar recursos com o governo do estado, com governo federal. Existe uma série de oportunidades que iremos explorar nesses governos, de receitas não-tributárias. No que se refere às receitas tributárias, existe, de fato, evasão de recursos grande. Precisa melhorar a eficiência na questão tributária, no sentido de corrigir a legislação, fechando acordos que inibam as práticas de evasão. Por parte da Procuradoria e da Secretaria da Fazenda, várias medidas estão sendo adotadas para cobrança de impostos, seja na área administrativa, seja na tributária.

O senhor tem fama de ser jogo duro com empresários, será aqui também?

É bom frisar que não é jogo duro com os empresários. É jogo duro com quem sonega ou não paga e não cumpre corretamente suas obrigações tributárias. Quem sonega, não sonega da Secretaria da Fazenda, do prefeito. São menos recursos para a educação, segurança, saúde. São menos recursos para a população do município de Salvador. Por...

Ver notícia na íntegra em A TARDE On Line

  • Publicações6646
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secretario-promete-caca-a-sonegador-e-mudanca-no-iptu/100324631

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)